O portal da Fundação Waldemar Alcântara (FWA) acaba de disponibilizar para leitura e download livros que fazem parte do seu acervo de publicações. Dentre esses títulos, 18 compõem a Biblioteca Básica Cearense – BBC, projeto que abriga várias reedições de livros em formato fac-similar sobre o Ceará e se constitui na principal linha editorial da Fundação.

A iniciativa faz parte do projeto Portal FWA, lançado no início desse ano e ratifica o propósito da Fundação em fomentar a construção de uma memória histórica e bibliográfica do estado do Ceará.

“Inicialmente estão no Portal alguns títulos que fazem parte da coleção Biblioteca Básica Cearense, incluindo o Álbum de Fortaleza, original de 1931 e reeditado pela FWA em 2016. Além desses, Doação de Órgãos, a Lei da Vida, de Ricardo Alcântara e Carlos Wagner, e Relatório da Missão Inglesa, com Organização de Lúcio Alcântara são publicações , agora, ao alcance rápido do leitor . Temos o objetivo de digitalizar o restante de nossas edições , livros em parceria e outros volumes que levam a assinatura do instituidor da Fundação, Lúcio Alcântara , até o final de 2021”, revela a secretária-executiva da Fundação, Sílvia Furtado.

Conheça agora os 18 títulos da Biblioteca Básica Cearense já disponíveis para download, gratuitamente, sem a necessidade de qualquer tipo de cadastro no portal da Fundação. São eles: Álbum de Fortaleza, organizado por Paulo Bezerra; Algumas origens do Ceará e O Ceará e os cearenses, ambos de Antônio Bezerra; Botânica Elementar, dos autores Garcia  Redondo e Rodolpho Teóphilo; Climatologia, epidemias e endemias do Ceará,  Datas e factos para a história do Ceará – Tomos I, II e III, todos de autoria do Barão de Studart; Documentação primordial sobre a capitania autônoma do Ceará, dos autores José de Almeida  Machado, Luís Barba Alardo Menezes e Antônio José da Silva Paulet; Memória sobre a conservação das matas e arboricultura como meio de melhorar o clima da província do Ceará, Ensaio estatístico da província do Ceará – Tomos I e II de Thomaz Pompeu de Sousa Brasil; Esboço histórico sobre a província do Ceará- Tomos I, II e III, do Dr. P. Théberge;  Índice alfabético da legislação provincial do Ceará: comprehendendo os annos de 1835 a 1861 precedido de um resumo histórico das sessões da Assembleia e seus trabalhos , de autoria do Dr. José Liberato Barroso; Libertação do Ceará: queda da oligarquia e Scenas e typos escritos por Rodolpho Theóphilo.

Para visualizar todos os títulos digitalizados clique em https://www.fwa.org.br/publicacoes/.

As imagens clicáveis abaixo levam para a página de cada título disponível para download.