Exposição “Legado dos Mestres” aconteceu no Espaço CEGÁS de Cultura

Com apoio da Fundação Waldemar Alcântara (FWA), foi aberta a nova temporada da Exposição “Legado dos Mestres”, no Espaço CEGÁS de Cultura, em alusão aos 30 anos da Companhia de Gás do Ceará.

O fotógrafo, Jarbas Oliveira e as curadoras, Dora Freitas e Sílvia Furtado, receberam o ex-governador e mantenedor da FWA, Lúcio Alcântara, a Secretária de Cultura do Estado, Luisa Cela, o diretor presidente da CEGÁS, Miguel Nery, a Secretária dos Povos Indígenas do Ceará, Juliana Alves Jenipapo – a Cacika Irê e o cantor e compositor, Ednardo, além de amigos e familiares.

A exposição ficou em cartaz até 20 de dezembro de 2024, no Espaço CEGÁS de Cultura.

Sobre o projeto

As fotos gigantes dos mestres da cultura são importante registro da existência dos Tesouros Vivos da nossa Cultura, além de ser o justo reconhecimento aos Mestres e Mestras que difundem, com generosidade, tradições, histórias e identidades, atuando no repasse de seus saberes e experiências às novas gerações.

A exposição é o resultado de quase 10 anos de pesquisa sobre o tema e contemplam, nos detalhes, a atividade, o amor e a vocação de cada Mestre e Mestra.

Os mestres cearenses foram reconhecidos como guardiães da cultura e passaram a receber a proteção do Estado, por meio de suporte financeiro mensal (Lei 13.351, de 2003), consolidando uma sistematização que referencia uma política pública cultural que, ao se firmar como política de Estado, atesta a valorização desses artífices na formação de nossa gente.