Livro dos Mestres: O Legado dos Mestres – Cultura e Tradição Popular no Ceará
Dando continuidade à contação de histórias, na viva voz dos mestres, iniciada pela publicação do primeiro livro, em 2017, os pesquisadores da FWA retomaram a rotina de viagens e pesquisas para registrar, nesta edição, 27 novos Mestres.
Ao todo, o Livro registra a existência de 106 Mestres e é dividido, em duas partes: a primeira, o Tomo dos Vivos, que retrata os Mestres que continuam presentes nesta vida terrena; e a segunda o Tomo dos Mortos, contendo os Mestres que já partiram desta vida. Uma atualização dos Tomos, de uma edição para outra, com Mestres Vivos e Mortos, também pode ser verificada.
A obra é organizada por Dora Freitas e Silvia Furtado, com fotografia de Jarbas Oliveira e é resultado de uma parceria com a Secretaria de Cultura do Ceará, por meio do X Edital Mecenas.
Essa publicação, além de ser importante registro da existência dos Tesouros Vivos da nossa Cultura, é, também, o justo reconhecimento aos Mestres e Mestras que difundem, com generosidade, tradições, histórias e identidades, atuando no repasse de seus saberes e experiências às novas gerações.
O Livro dos Mestres evidencia saberes ancestrais da nossa cultura, consolidando uma sistematização que referencia uma política pública cultural que, ao se firmar como política de Estado, atesta a valorização desses artífices na formação de nossa gente.
Organizadoras: Dora Freitas e Sílvia Furtado; Fotografia Jarbas