A Fundação Waldemar Alcântara (FWA) irá lançar, no próximo dia 22/06, em sua sede, doze livros da Coleção Estante Ceará. Será mais uma programação dentro dos 40 anos de fundação da entidade.
Com temáticas diversas, os livros situam-se em variadas áreas do conhecimento, como Educação, História, Comunicação, Arte, Religiosidade, Arquitetura e Cultura e tratam de temas do cotidiano de Fortaleza. Os autores dialogam com a cidade, documentando, por exemplo, o surfe e o movimento da comunidade da Praia do Titanzinho, a arte urbana por meio da produção de graffitis e inscrições anônimas, o Rock da década de 70 e os jardins residenciais projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx.
Os títulos inéditos são oriundos da produção acadêmica de universidades e foram selecionados por Professores Doutores, considerando a relevância das abordagens. Ao todo, 75 trabalhos foram inscritos no Edital que deu origem à Coleção. Com o lançamento das obras, a FWA busca democratizar o acesso à leitura e a temas inovadores ou pouco desenvolvidos.
Organizada por Silvia Furtado e Dora Freitas, a Coleção Estante Ceará conta com fotografia de Jarbas Oliveira, além de imagens de outros arquivos, revisão ortográfica de Lucas Carneiro e Ana Karla Dubiela.
Para Dora Freitas, a Coleção Estante Ceará, “expressa os debates mais atuais, realizados dentro das Universidades, sobre a cidade de Fortaleza. Temos a compreensão de que muitos estudos sobre a nossa cidade, infelizmente, ficam reclusos aos muros das academias. Esse projeto se propõe, justamente, a levar para as pessoas, para a sociedade, as diversas reflexões do cotidiano em que vivem.”
O evento terá a presença dos autores, dos professores selecionadores, além dos gestores da Fundação Waldemar Alcântara. O lançamento é aberto ao público. Na ocasião, será possível adquirir os livros, que estarão à venda e poderão ser autografados pelos escritores.
SERVIÇO
LANÇAMENTO DA COLEÇÃO ESTANTE CEARÁ
Dia 22/06, quinta-feira, às 19h, na sede da Fundação Waldemar Alcântara (R. Júlia Vasconcelos, 100 – Pio XII).