A Fundação Waldemar Alcântara (FWA) cumpre a fase de avaliação dos trabalhos inscritos no Edital Estante Ceará 2020 que visa selecionar e publicar 10 (dez) títulos inéditos que versem sobre a cidade de Fortaleza (CE) compreendendo a sua dimensão física e humana, seja material ou imaterial. As teses e dissertações aceitas abordam temáticas relacionadas à cidade de Fortaleza nas áreas de conhecimento: Educação, Saúde, História, Geografia, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Economia, Arquitetura, Cultura, Turismo, Meio Ambiente, Comunicação e Publicidade.

Até o dia 15 de maio, prazo final prorrogado pela FWA para o recebimento de inscrições para o Edital Estante Ceará, foram recebidos 75 trabalhos. A Comissão de Avaliação é constituída por seis professores doutores convidados pela Fundação Waldemar Alcântara. Todo o processo de avaliação realiza-se via online, utilizando recursos digitais disponíveis, especialmente devido a atual situação apresentada no país em relação ao Coronavírus (Covid-19).

Com o Edital Estante Ceará 2020, a Fundação Waldemar Alcântara dá continuidade ao trabalho de disseminação do conhecimento sobre o Ceará e sobre a cidade de Fortaleza, nas mais diversas áreas, bem como democratizar o acesso à leitura com o apoio institucional da FWA no que se refere a publicações de livros em formato impresso.

Cronograma da seleção dos trabalhos

Até 13 de julho de 2021 – entrega dos escores da primeira fase da avaliação;
15 de julho de 2021 – reunião on-line dos curadores para decisão do resultado final dos trabalhos a serem publicados;
17 de julho de 2021 – publicação do resultado preliminar (cabe recurso);
27 de julho de 2021 – publicação do resultado final.

As dez obras selecionadas serão publicadas pela Fundação Waldemar Alcântara com tiragem de 300 exemplares, por título, cabendo a cada autor 50% dos livros editados referente à sua obra. A FWA realizará lançamento das obras em evento presencial ou virtual, a depender da situação de pandemia, em 2022.