Fundação Waldemar Alcântara celebra o Mês da Mulher com dicas literárias da Biblioteca Labirinto

Em alusão ao Mês da Mulher, a Fundação Waldemar Alcântara (FWA) vai promover uma programação especial na sua Biblioteca Labirinto. Com o intuito de enaltecer as contribuições das mulheres no campo da literatura, a instituição preparou uma seleção de obras de escritoras e poetas que marcaram a história.

Entre os destaques da lista estão cinco autoras de diversas épocas e estilos literários. Confira abaixo:

 

Jane Austen – romancista inglesa conhecida principalmente por seus romances, que implicitamente interpretam, criticam e comentam sobre a pequena nobreza rural inglesa no final do século XVIII. Na biblioteca, o público pode encontrar um dos romances mais famosos de Jane, “Orgulho e preconceito: romance”, além de “The History of England”, que foi escrito pela autora aos 15 anos. 

 

 

 

Virginia Woolf – uma das escritoras mais influentes da literatura mundial, conhecida como a autora que mais defendeu os direitos das mulheres através de seus textos. “Orlando: a biography”, “Mulheres e ficção” e “Mrs Dalloway” são algumas das obras que podem ser encontradas na FWA.

 

 

Clarice Lispector – um dos maiores nomes da literatura brasileira do Século XX, Clarice foi escritora e jornalista. Autora de romances, contos e ensaios, ela é conhecida por explorar conceitos complexos e profundos, desafiando as normas tradicionais da narrativa brasileira. “A hora da estrela”, “Onde estivestes de noite”, “A cidade sitiada: romance” estão entre as obras disponíveis na Biblioteca Labirinto.

 

 

Agatha Christie – conhecida como a “Rainha do Mistério”, Agatha escreveu romances policiais, contos e peças de teatro. Em suas obras, ela explora os traços psicológicos dos personagens, em um clima de mistério e suspense, com finais surpreendentes. Entre os livros disponíveis, estão “Nêmesis: uma aventura de Miss Marple”, “A testemunha ocular do crime” e “Um corpo na biblioteca”.

 

 

Carolina Maria de Jesus – uma das primeiras autoras negras publicadas no Brasil, que teve sua vida atravessada pela miséria e pela fome. Em suas obras, a autora relata as condições de miséria da favela e do lixão na primeira metade do século XX. “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, o primeiro livro de Carolina e um best-seller, está disponível para leitura na Biblioteca Labirinto.

 

Estas são algumas das autoras que, com suas palavras, desafiaram e moldaram a sociedade em suas respectivas épocas. Convidamos a todos a conhecer a produção literária feminina, para que possam refletir sobre os desafios e as conquistas das mulheres, e a reconhecer a importância de suas vozes no mundo literário.