Fundação Waldemar Alcântara prepara 2ª edição do Livro dos Mestres

Passados quatro anos do lançamento da primeira edição do “Livro dos Mestres – O Legado dos Mestres: Cultura e Tradição Popular no Ceará,” a Fundação Waldemar Alcântara (FWA) trabalha na produção da segunda edição da obra com previsão de lançamento para dezembro de 2021.

De acordo com a dupla organizadora da publicação, a jornalista e produtora cultural Dora Freitas e a historiadora Silvia Furtado, a nova edição repete a fórmula adotada na primeira: pesquisas in loco e entrevistas com os mestres e mestras atuantes em seus locais de ensinamentos, além do registro fotográfico e em vídeo de cada um deles por Jarbas Oliveira.

Para as organizadoras da publicação, sendo “os Mestres da Cultura Tradicional Popular os representantes da mais genuína tradução do povo cearense. Relicário da memória, dos modos de fazer, de viver, de conviver com a natureza e com os semelhantes. Tesouros vivos das nossas ancestralidades”, a continuidade desse projeto editorial, ratificada numa segunda edição, com a inclusão dos escolhidos em 2017 e 2018, torna-se ainda mais relevante.

Para produzir a nova edição do Livro dos Mestres, a equipe já concluiu a peregrinação por 16 cidades do Ceará, atualizando o mapeamento da pesquisa que teve início em novembro de 2020 e foi concluída em janeiro de 2021.  Nesse momento a equipe se concentra na decupagem das entrevistas, redação e edição do livro.  Agora é só começar a contagem regressiva para o lançamento no final de 2021.