Fundação Waldemar Alcântara Fundação Waldemar Alcântara
  • Home
  • Fundação
  • Acervo
  • Ações
    • Estante Ceará
    • Portal FWA
    • Legado dos Mestres
    • Biblioteca Básica Cearense
    • Biblioteca Labirinto
    • Edição de Livros
    • Projetos em Parceria
    • Exposições
    • Cursos, Seminários, Palestras
  • Publicações
  • Notícias

FUNDAÇÃO WALDEMAR ALCÂNTARA (FWA)

Desde 1983, a Fundação Waldemar Alcântara (FWA), instituição privada sem fins lucrativos e sem vínculos políticos – partidários, trabalha na promoção e construção de uma memória histórica e bibliográfica do estado do Ceará.

Para alcançar esse propósito a Fundação, ao longo desses quase 40 anos, vem desenvolvendo projetos que incidam no campo da pesquisa histórica, da catalogação de documentos e na produção de conteúdo, principalmente, editorial. Esse conteúdo propicia a oportunidade para que um número maior de pessoas possa acessar um acervo documental ( constituído por recortes dos principais jornais do país, cadernos especiais desses mesmos periódicos, folhetos, suplementos); publicações raras – não mais encontradas em livrarias; títulos republicados e publicações inéditas.

A FWA também mantém três acervos que contam a atividade pública dos ex-governadores Waldemar Alcântara e Lúcio Alcântara e do ex-deputado federal Leonardo Alcântara, abrangendo a vida política cearense desde 1946. Dentre suas atividades, propõe-se a promover palestras e ciclos de debates voltados para assuntos no campo de sua atuação de interesse da sociedade.

Claudia Feitosa Peixoto Mota

Equipe atual

Claudia Feitosa Peixoto Mota – Presidente
Luiza Alcântara – Coordenadora do acervo
Silvia Furtado – Secretária Executiva
Telma Sousa – Bibliotecária

Mandato de 31 de março de
2021 e 31 de março de 2025.

A SEDE

Situada à Rua Júlia Vasconcelos, nº100, no Bairro Pio XII, em Fortaleza (CE), a casa que abriga a Fundação foi a última residência de Waldemar Alcântara. O projeto, assinado pelo arquiteto Neudson Braga, importante figura de consolidação da arquitetura moderna cearense, data de 1976, e evidencia a beleza do tijolinho e do concreto aparente, com espaços abertos e integrados uns aos outros, encerra uma proposta de casa livre com poucos ambientes fechados. Apesar das instalações físicas terem sido adequadas ao funcionamento da Fundação, a estrutura permanece preservada e é exemplo de projeto arquitetônico modernista.

livro-jeito-de-ser-jeito-de-morar

Consulte o livro Jeito
de ser, Jeito de Morar

Waldemar Alcântara

waldemar-alcantara

LIVRO DISPONÍVEL PARA
DOWNLOAD

livro-waldemar-do-ceara-e-dos-alcantaras

Waldemar do Ceará e
dos Alcântaras

O médico e político que dá nome à Fundação nasceu em 12 de abril de 1912, em São Gonçalo do Amarante, Ceará. Foi médico sanitarista com forte atuação na área da saúde. Iniciou sua vida profissional como chefe do Posto de Saúde do município de Quixadá, assumindo em seguida a chefia do Centro de Saúde de Fortaleza. Trabalhou para a criação do Instituto do Câncer do Ceará (1944) e da Faculdade de Medicina (1951), presidindo as duas instituições.

Foi também Secretário de Educação e Saúde do Governo Raul Barbosa em 1951, quando priorizou a construção de hospitais regionais, colocou em funcionamento o Hospital de Maracanaú e dirigiu a Campanha Nacional contra a Tuberculose no Ceará. De 1963 a 1965, assumiu o comando da Secretaria de Saúde do Governo Virgílio Távora.

Waldemar Alcântara esteve à frente de outras instituições: Policlínica Dona Libânia (Presidente), Instituto dos Cegos (Presidente), Centro Médico Cearense (Presidente), Conselho de Contas dos Municípios do Estado do Ceará CCM /ATUAL TCM (Presidente), Academia Cearense de Medicina (Presidente) e Banco do Nordeste (Diretor).

A carreira política de Waldemar Alcântara teve início em 1940. Foi deputado estadual por dois mandatos, deputado federal, senador, vice-governador e Governador do Ceará. Quando senador, Waldemar Alcântara, médico sanitarista, evidenciou a precariedade das condições sanitárias do País e defendeu a importância da medicina preventiva. Como presidente da Comissão de Segurança Nacional e Assuntos Regionais e membro da Comissão de Saúde trabalhou pela obtenção de recursos públicos para enfrentar problemas, como mortalidade infantil, epidemias, endemias crônicas e desnutrição.

Waldemar Alcântara faleceu no dia 10 de dezembro de 1990, em Fortaleza.

Lúcio Gonçalo de Alcântara

lucio-alcantara

LIVROS DISPONÍVEIS PARA
DOWNLOAD

4-anos-de-mandato-em-defesa-da-cidadania

4 Anos de Mandato em
Defesa da Cidadania

a-lei-da-vida

Doação e Órgãos,
a Lei da Vida

Lúcio Gonçalo de Alcântara, um dos fundadores e mantenedores da Fundação Waldemar Alcântara, é médico, político e escritor. Nasceu em Fortaleza no dia 16 de maio de 1943. Casado com Maria Beatriz Rosário de Alcântara tem dois filhos, a arquiteta Maria Daniela e o ex-deputado federal, Leonardo Alcântara.

Lúcio é médico, graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (1966), com curso de especialização em medicina tropical.

Filho do ex-governador Waldemar Alcântara e de Maria Dolores Alcântara, desde cedo, dedicou-se à vida pública. Exerceu seu primeiro cargo político aos 27 anos, como Secretário da Saúde do Estado do Ceará (1971-1973), função que voltaria a exercer por mais duas vezes, em 1975 e 1991. Em 1978, assumiu a Secretaria para Assuntos Municipais e, aos 36 anos, foi prefeito de Fortaleza (1979-1982), exercendo um mandato marcado pela defesa do meio ambiente, criando o Parque Adahil Barreto e garantindo proteção às lagoas urbanas de Fortaleza. Sua gestão criou espaço para a cultura, dando oportunidade para a descoberta de artistas locais e abrindo espaços para a mostra de seus talentos. Deputado Federal por dois mandatos (1983-1987 e 1987-1991) participou da Assembleia Nacional Constituinte em 1988. Foi vice-governador do Ceará de 1991 a 1994.

Em 1995, elegeu-se senador, com mais de um milhão de votos. No Senado Federal, ocupou a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos e do Conselho Editorial do Senado Federal. Foi também membro da Comissão de Educação e da Comissão de Assuntos Sociais, e relator da Lei de Doação de Órgãos.

Em 2002, foi eleito governador do Ceará para o mandato de 2003 – 2006. Entre as iniciativas de maior repercussão da sua gestão estão as leis 13.351/2003 e 13.842/2006 que, respectivamente, reconhecem os Mestres da Cultura Tradicional Popular do Estado do Ceará e instituem o registro dos mesmos como Tesouros Vivos da Cultura, contribuindo para a preservação das raízes e modos de viver do cearense.

Presidiu, ainda no estado, o Partido da República (PR). Atualmente, está filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

De par com o prazer da leitura, Lúcio Alcântara se aplica ao exercício da escrita e tem vários livros publicados, tanto como autor, como organizador. Entre eles: Blog de Papel; São Gonçalo do Amarante e o Padre Antonio Vieira; O Rio da Minha Infância; A Casa da Minha Avó; Entre Páginas, entre Vidas; Baús. Exerce ainda a atividade editorial, por meio do selo Labirinto; da revista Scriptorium e da Fundação Waldemar Alcântara.

Por tal afinidade eletiva com a área cultural, Lúcio Alcântara se credenciou para fazer parte de diversas instituições públicas, governamentais e de cunho associativo. Foi o primeiro presidente do Conselho Editorial do Senado Federal (1997/2003); presidente do Instituto do Ceará no período 2017/2021; sócio honorário da Academia Cearense de Medicina e Membro titular da Academia Cearense de Médicos Escritores. É membro da Academia Quixadaense de Letras, da Associação Brasileira de Bibliófilos e presidente da Academia Cearense de Letras.

Atualmente, preside também o Instituto do Câncer do Ceará, referência no país na área da oncologia.

SIGA-NOS

Facebook-f Instagram Youtube

Desde 1983 apoiando a Produção Artística e Cultural do Estado do Ceará

CONTATO

Rua Júlia Vasconcelos, 100
Pio XII – Fortaleza, CE
CEP.: 60120-320

Telefone: (85) 3257-6927
E-mail: [email protected]

LINKS

Home
Fundação
Acervos
Ações
Notícias

Realização:

Patrocínio:

grupo-telles
nova-onda

SIGA-NOS

Facebook-f Instagram Youtube

Desde 1983 apoiando a Produção Artística e Cultural do Estado do Ceará

CONTATO

Rua Júlia Vasconcelos, 100
Pio XII – Fortaleza, CE
CEP.: 60120-320

Telefone: (85) 3257-6927
E-mail: [email protected]

LINKS

Home
Fundação
Acervos
Ações
Notícias

Realização:

Patrocínio:

grupo-telles
nova-onda
Tech Differ