A Fundação Waldemar Alcântara (FWA) está com inscrições abertas para seleção e publicação de livros com temáticas relacionadas à cidade de Fortaleza. As inscrições estão abertas desde o dia 2 de abril e finalizam no dia 2 de maio de 2021, às 23h:59m (horário oficial de Brasília). A inscrição deverá ser realizada no site da Fundação Waldemar Alcântara.

A iniciativa faz parte do Projeto Estante Ceará 2020 e visa selecionar e publicar10 (dez) títulos inéditos que versem sobre a cidade de Fortaleza (CE), compreendendo a sua dimensão física e humana, seja material ou imaterial. Podem se inscrever teses e dissertações com temáticas relacionadas à cidade de Fortaleza nas áreas de conhecimento: Educação, Saúde, História, Geografia, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Economia, Arquitetura, Cultura, Turismo, Meio Ambiente, Comunicação e Publicidade.As teses e dissertações submetidas a este Edital devem ter sido defendidas no período de 2015 a 2021.Os títulos serão publicados no ano de 2021, pela Fundação Waldemar Alcântara. Com o lançamento do Edital, a Fundação Waldemar Alcântara visa dar continuidade ao trabalho de disseminação do conhecimento sobre o Ceará e sobre a cidade de Fortaleza, nas mais diversas áreas, bem como democratizar o acesso à leitura com o apoio institucional da FWA no que se refere a publicações de livros em formato impresso. Devido à excepcionalidade vivenciada em consequência da crise sanitária e humanitária desencadeada pela COVID 19, todos os trâmites descritos no Edital serão via online, utilizando-se dos recursos digitais disponíveis.

CALENDÁRIO DO EDITAL

Encerramento das inscrições: 15/05/2021, às 23h:59m (horário oficial de Brasília);
Divulgação do resultado preliminar: 17/07/2021, a partir das 18h;
Divulgação do resultado final: 27/07/2021, a partir das 18h;
Prazo Limite para envio de documentos pelos selecionados: 06/08/2021, até às 23h.

COMO SE INSCREVER

A inscrição deverá ser realizada no site da Fundação Waldemar Alcântara (www.fwa.org.br), no período de 2 de abril a 2 de maio de 2021, até às 23h:59m (horário oficial de Brasília, em formulário disponibilizado nesse site. Os documentos necessários são: a) Certificado de Mestre ou Doutor, em PDF, expedido pela instituição universitária devidamente credenciada; cédula de identidade (frente e verso); original da Dissertação ou Tese, em formato PDF, redigido em língua portuguesa em conformidade com o Acordo Ortográfico e normas da ABNT, com o máximo 470 mil caracteres, fonte arial 12, espaçamento 1,5; e Termo de Compromisso preenchido, assinado e digitalizado em PDF.

PRÉ-REQUISITO PARA PARTICIPAR

Poderão participar do processo seletivo, Mestres e Doutores com trabalhos certificados em Programas de Pós-graduação stricto sensu de universidades públicas e privadas, credenciadas pelo sistema próprio ou pelo MEC, aprovados pela respectiva Banca Examinadora. Não serão aceitas teses ou dissertações já publicadas, no todo ou em parte, salvo artigos oriundos de obrigação acadêmica.

SOBRE A SELEÇÃO

A Comissão de Avaliação constituída de três ou cinco doutores indicados pela Fundação Waldemar Alcântara desenvolverá todo o processo de avaliação via online, utilizando-se de recursos digitais disponíveis, especialmente devido a atual situação apresentada no país em relação ao Coronavírus (Covid-19).

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO

O resultado da seleção se dará em dois momentos: o resultado preliminar do processo de seleção será divulgado no site www.fwa.org.br, a partir das 18h do dia 03 de julho de 2021, e o resultado final de seleção será também divulgado no site www.fwa.org.br, a partir das 18h do dia 13 de julho de 2021, sendo de total responsabilidade do candidato acompanhar a atualização das informações.

PROCESSO DE PUBLICAÇÃO

O candidato aprovado no processo de seleção deverá enviar para a Fundação Waldemar Alcântara pelo site www.fwa.gov.br, no período de 14 a 23 de julho de 2021, até as 23h, os seguintes documentos: Termo de cessão de direitos autorais para publicação;Declaração de Autorização para Uso de Imagens; Declaração de Revisão Ortográfica e Textual em formato PDF; Declaração do autor, em formato PDF, assinada e digitalizada responsabilizando-se pela originalidade e autenticidade da obra, bem como comprometendo-se a atender qualquer possível reclamação ou demanda apresentada em juízo, questionando os direitos autorais do material textual e iconográfico apresentado e isentando a Fundação Waldemar Alcântara da responsabilidade, quanto a esse tipo de demanda; O trabalho em formato de livro Word, de acordo com as normas da ABNT,obedecendo às disposições contidas neste Edital, conforme consta do Termo de Compromisso. As dez obras selecionadas serão publicadas pela Fundação Waldemar Alcântara e terão tiragem de 300 exemplares, por título, cabendo a cada autor 50% da tiragem referente à sua obra. Os 50% restantes da tiragem das obras serão de propriedade da Fundação Waldemar Alcântara.

LANÇAMENTO DAS OBRAS

A Fundação Waldemar Alcântara realizará lançamento das obras em evento presencial ou virtual, a depender da situação de pandemia.

INSCRIÇÕES E EDITAL