Vamos conversar? A provocação é da Fundação Waldemar Alcântara (FWA)que , dando continuidade ao ano 40 de sua atuação, inicia agora em julho, 5 rodas de conversas sobre espaço urbano, mobilidade urbana, trabalho, educação, arte , comunicação, religiosidade e memória.
As 4 primeiras rodadas terão como tema a cidade de Fortaleza, formando uma panorâmica de questões abordadas por pesquisadores que lançaram seus livros recentemente, na coletânea Estante Ceará, coordenada pela FWA. A quinta rodada tratará da importância do patrimônio material e imaterial.
Dia 26 de julho acontecerá a primeira conversa com os pesquisadores e professores Fernanda Rocha, Beatriz Diógenes, José Maria Almeida Neto e mediação do professor da UFC Clóvis Jucá. Em um formato leve e descontraído, os pesquisadores irão conversar sobre memórias da Praça Clóvis Bevilacqua, os Jardins projetados por Burle Marx em residências de Fortaleza e sobre o bairro da Aldeota.
O evento é uma ação do PORTAL FWA – a versão on-line da Fundação Waldemar Alcântara; um suporte digital que comunica diretamente ao público interessado, as atividades e iniciativas da Fundação, como o acervo para consulta via internet.
O encontro acontece no próximo dia 26/07, a partir das 15h, no auditório da Fundação (R. Júlia Vasconcelos, 100 – Pio XII). O evento é aberto ao público e sujeito à lotação do espaço.
Sobre os convidados
Beatriz Helena Nogueira Diógenes é arquiteta e urbanista. Professora Associada do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Beatriz Helena desenvolve pesquisas na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte e da Arquitetura, projeto arquitetônico, urbanização contemporânea, metrópole e a cidade de Fortaleza.
Fernanda Cláudia Lacerda Rocha é Diretora do Portas Abertas – Experiências e aprendizagem cultural e do escritório Fernanda Rocha Arquitetura e Urbanismo. Foi, por mais de 20 anos, professora da graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de Fortaleza, onde implantou e desenvolveu a disciplina de Paisagismo, e em 2009, a pós-graduação lato sensu em Paisagismo. Fernanda Rocha tem importante atuação em diferentes áreas de Arquitetura e Urbanismo e diversas publicações e premiações na área.
José M. Almeida Neto é professor da rede pública Estadual do Ceará. Historiador formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), cursou o mestrado e doutorado por essa mesma instituição.
Todos os convidados tiveram seus livros publicados pela Fundação Waldemar Alcântara, na Coleção Estante Ceará.
Mediação – Clóvis Ramiro Jucá Neto – Professor da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: história da urbanização e do urbanismo do Ceará no século XVIII e XIX, arquitetura urbana e rural do Ceará século XVIII e XIX e arquitetura moderna de Fortaleza.
SERVIÇO
FWA Roda de Conversa – “Espaço e Memória – a construção do imaginário da cidade”
Dia 26/07, quarta-feira, às 15h, na sede da Fundação Waldemar Alcântara (R. Júlia Vasconcelos, 100 – Pio XII).
O evento é aberto ao público e sujeito à lotação do espaço.
Material gráfico do evento: