Legado dos
Mestres

Projeto que abrange várias linguagens para dar visibilidade a uma política cultural criada ao tempo em que Lúcio Alcântara foi Governador do Ceará (leis 13.351/2003 e 13.842/2006) que reconhece e contempla personagens da cultura tradicional popular como Tesouros Vivos – Mestres da Cultura do Ceará.

Sob a legenda
“O Legado dos Mestres” abrigam-se os projetos:

Duas edições do Livro dos Mestres foram produzidas e publicadas. A primeira edição em 2017 e a segunda edição em 2023. As duas edições estão disponíveis para download gratuito.

Depoimentos audiovisuais em primeira pessoa com Mestres da Cultura do Ceará.

Mostra em 360º da exposição física Legado do Mestres interatividade para visualização de fotos, textos, vídeos depoimentos, vídeos de apresentações de grupos de tradição.

Exposição presencial realizada, na Estação das Artes, em Fortaleza, no ano de 2023.

Livro dos Mestres

LIVRO DISPONÍVEL PARA
DOWNLOAD

livro-dos-mestres

Livro dos Mestres.
O legado dos Mestres

O Projeto editorial Livro dos Mestres – O Legado dos Mestres: Cultura e Tradição Popular no Ceará foi lançado pela Fundação Waldemar Alcântara (FWA) em 2017, reunindo perfis com relatos e fotos dos 79 mestres e mestras da Cultura Tradicional Popular do Ceará, escolhidos pela Secretaria da Cultura (SECULT/CE), por meio de Edital, no período de 2004 a 2016. Todos nomeados pelo Edital “Tesouros Vivos da Cultura” do Estado do Ceará.

Para a edição de 512 páginas, que reúne o inventário do contingente de mestres consagrados, elencados em dois tomos os Mestres vivos e os mortos, a jornalista e produtora cultural Dora Freitas, a historiadora Silvia Furtado e o fotógrafo Jarbas Oliveira percorreram 12 mil quilômetros em peregrinação por 36 cidades do Ceará.

Realizado com apoio do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MINC), o projeto teve início em 2012, aprovado pela Lei Rouanet em 2013, e recursos captados até 2015, junto aos seguintes patrocinadores: Banco do Nordeste, M. Dias Branco, Grupo Linhares/Ares Motos, além de quatro pessoas físicas, Carlos Albuquerque, Ciro Albuquerque, Beatriz Alcântara e Lúcio Alcântara. É oportuno ressaltar que o ex-governador Lúcio Alcântara, integrante do Conselho Consultivo da FWA, é o autor da lei criadora das honrarias aos Mestres da Cultura do Ceará.

O Livro dos Mestres é distribuído gratuitamente para instituições e equipamentos culturais, como bibliotecas e secretarias de cultura municipais, estaduais, além do MINC e locais de leitura onde nasceram os Tesouros Vivos da Cultura Popular Cearense.