“Praíbas do Cauípe – 250 anos de história política”, de F. S Nascimento, disponível para download

 

“Praíbas do Cauípe – 250 anos de história política”, de F. S Nascimento, aborda o processo civilizatório, econômico e principalmente político da região margeada pelos rios Cauípe e Ceará, entre as cidades de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, ocupada inicialmente pelos Estevãos e Praíbas.

A obra destaca a trajetória política dos Alcântaras inaugurada pelo aguerrido major Adelino Cunha Alcântara, seguido por seu sobrinho e genro Waldemar Alcântara e seu neto Lúcio Alcântara.

No prefácio do livro, o intelectual cearense, Geraldo Nobre, denota a importância da localização geográfica da área, impactando, sobremaneira, no processo de crescimento da região:

“A área focalizada, por sua situação geográfica no litoral na relativa proximidade dos fortes da barra do rio Ceará e da foz do Pajeú, esteve ligada, por conseqüência, ao núcleo do poder na Capitania do Ceará Grande a partir do início da colonização, circunstância relevante para os destinos de sua população, envolvida, na primeira fase, nas ações contra o chamado e temido “gentio de corso e jaguaribaras principalmente, cuja pacificação seria tentada, em 1707, com a demarcação de áreas para aldeamento.

O livro foi editado pela Fundação Waldemar Alcântara, em 1997, e está disponível para download. Clique aqui e acesse.

Boa leitura e apreciação.