A educadora e pesquisadora Fernanda Rocha, autora do livro “Os Jardins Residenciais de Roberto Burle Marx em Fortaleza: entre descontinuidades e conexões”, que integra a Coleção Estante Ceará, da Fundação Waldemar Alcântara, ministrou aula sobre os “Patrimônios Históricos” na última sexta-feira, dia 14, na Escola EMTI Aldemir Martins, localizada na Barra do Ceará. A atividade foi realizada a convite da professora de Artes, Tatiana Tavares, e do professor de História Antônio Marcondes, como parte da disciplina eletiva “Patrimônio Histórico no Centro de Fortaleza”, proposta aos estudantes do Fundamental II.
Durante a aula, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre diferentes perspectivas do patrimônio, desde o senso comum até a classificação oficial do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A importância sobre a memória e os valores culturais, bem como sua conexão com o cotidiano, foram temas também abordados.
Para enriquecer ainda mais o momento, Fernanda apresentou imagens do Professor Áureo Castelo Branco, que retratam bens históricos de Fortaleza, incentivando os alunos a apreciar os detalhes da cidade e a questionar as mudanças ao longo do tempo e as transformações que impactam os espaços urbanos.
Além disso, Fernanda doou para a biblioteca da escola um exemplar do seu livro “Os Jardins Residenciais de Roberto Burle Marx em Fortaleza: entre descontinuidades e conexões”, que compartilha o legado do famoso paisagista brasileiro, fruto de um edital da Fundação. E também doou livros da Fundação Waldemar Alcântara relacionados à cultura cearense, como o “Guia dos Bens Tombados” e o “O Legado dos Mestres”, dois DVDs com o mesmo título, além de publicações de apoiadores como a Galeria Multiarte e a Expressão Gráfica. Todo o material foi recebido com muito carinho pelos estudantes e pela diretora da instituição, Leiliane Cardoso Medeiros.
“Foi um momento de muita alegria, interação e partilha de experiências e estímulo à curiosidade. Acredito no poder da sensibilização para a valorização da cultura, e na importância da partilha e construção de conhecimento de pesquisas na educação, desde muito cedo. Trata-se de semear em terra fértil, possibilitando a colheita de bons frutos, transformando nossas paisagens, naturais e/ou humanas.”, comentou Fernanda Rocha.