Saiba como foi a segunda edição do “Fwa Roda de conversa”

Foto: Julyta Albuquerque

A Fundação Waldemar Alcântara realizou a segunda edição do “FWA Roda de conversa”, no último dia 17/08, na sede da entidade.

Conversamos sobre redes de comunicação e leitura na periferia de Fortaleza. Para debater os temas, recebemos os escritores da Coleção Estante Ceará, George Torres e Vanusa Benicio Lopes; a mediação foi realizada pela professora Associada 4 da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, Tânia Batista.

Foto: Julyta Albuquerque

Durante sua fala, o professor universitário, George Torres, agradeceu a oportunidade de publicar seu livro pela Fundação. Atualmente, realizando Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, o pesquisador, que atua nos segmentos de juventudes, internet, direito à comunicação, publicidade, criação e design, falou sobre seu estudo, que culminou no livro “Os sobreviventes do Conexões – Direito à comunicação na periferia de Fortaleza.”

“Procurei compreender se, e como, o direito à comunicação foi exercido na produção da 4ª temporada do programa Conexões Periféricas, fruto de uma parceria entre o Centro Urbano de Arte, Cultura, Ciência e Esporte (Instituto Cuca) e a TV Ceará (TVC). Fui a campo entre setembro de 2018 a abril de 2019 e tive presença ativa em todo o processo formativo, ajudando a construir os roteiros, acompanhando as gravações e auxiliando em todo o planejamento do programa.”

Em consonância com os estudos que analisam o acesso às políticas públicas, dessa vez por meio da mediação de leituras, também na periferia de Fortaleza, Vanusa Benicio, doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), pesquisando Letramento Literário e Mediação de Leituras, por meio da produção de uma cartografia dessas práticas no Programa de Extensão Viva a Palavra, vinculado à Universidade Estadual  do Ceará, e pelas Bibliotecas Comunitárias e Livres da periferia de Fortaleza.

“Adoto a perspectiva de linguagem como forma de vida, propondo, em minha pesquisa socialmente situada e interventiva, a reflexão sobre nossa responsabilidade (linguistas) e a relevância desses trabalhos para o desenvolvimento da superação das desigualdades. Quero também agradecer à Fundação por esse importante espaço de debate das nossas pesquisas.”

Clique aqui e confira todas as fotos do evento.

Próximas conversas

Estão previstas mais três rodas de conversas, encontros realizados em formato leve e descontraído, sempre abordando temas como espaço urbano, mobilidade urbana, trabalho, educação, arte, comunicação, religiosidade, memória e a importância do patrimônio material e imaterial.

Clique aqui e confira como foi a primeira edição.

O evento é uma ação do PORTAL FWA – a versão on-line da Fundação Waldemar Alcântara; um suporte digital que comunica diretamente ao público interessado, as atividades e iniciativas da Fundação, como o acervo para consulta via internet.