Terceira edição do “FWA Roda de conversa” discutirá arte, afetos e música “pelas ruas da cidade”

No próximo dia 01/09, sexta-feira, a Fundação Waldemar Alcântara irá realizar a terceira edição do “FWA Roda de Conversa”, na sede da entidade, a partir das 18h.

Para falar sobre arte, afetos e música, “pelas ruas da cidade”, vamos receber três estudiosas do tema, autoras publicadas pela FWA, na Coleção Estante Ceará; são elas: Alessandra Oliveira, Mona Gadelha e Lara Denise; a mediação será realizada pela professora do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, Beatriz Furtado.

Como a arte urbana pode fazer parte da narrativa cidade, impactando os sujeitos que a habitam? Se uma cidade pode narrar a si mesma a partir das imagens que povoam suas superfícies, o que enunciações visuais contam sobre Fortaleza? Como o rock e a transgressão em Fortaleza nos anos 70 influenciaram gerações de artistas e intelectuais? Vamos conversar! Esse é o convite do “Fwa Roda de conversa”!

Estão previstas mais duas rodas de conversas, encontros realizados em formato leve e descontraído, sempre abordando temas como espaço urbano, mobilidade urbana, trabalho, educação, arte, comunicação, religiosidade, memória e a importância do patrimônio material e imaterial.

Clique aqui e aqui e confira como foram as edições.

O evento é uma ação do PORTAL FWA – a versão on-line da Fundação Waldemar Alcântara; um suporte digital que comunica diretamente ao público interessado, as atividades e iniciativas da Fundação, como o acervo para consulta via internet.

O evento é aberto ao público e sujeito à lotação do espaço.

Sobre as convidados:

 

Alessandra Oliveira Araújo é jornalista, professora do Curso de Publicidade e Propaganda da Unifor e autora de livros acadêmicos.

Atuou em projetos sociais com foco nos direitos de crianças e adolescentes. É pesquisadora do campo da cidade e da arte urbana e participa do grupo de pesquisa Diafhna (Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas), desenvolvendo reflexões sobre os processos de formação de si por meio da comunicação.

Alessandra Oliveira é autora do livro “Biograficidade – A arte urbana na formação de si e do espaço”, da Fundação Waldemar Alcântara, pela Coleção Estante Ceará.

 

Mona Gadelha é cantora, compositora, jornalista e produtora cultural. Estudou Comunicação Social na Universidade Federal do Ceará e desenvolveu seu mestrado em Comunicação na mesma instituição.

Assumiu a coordenação do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes, em 2014. Nos anos 70/80 era chamada de “musa dos roqueiros”, apelido dado pelo jornalista e agitador cultural Claudio Pereira. No final dessa década, participou do “Massafeira Livre” (álbum duplo e show), destacando-se com seu blues, “Cor de Sonho”. Lançou sete álbuns ao longo da sua carreira.

Mona Gadelha é autora do livro “Perfume Azul – Rock e transgressão em Fortaleza nos anos 70”, pela Fundação Waldemar Alcântara, na Coleção Estante Ceará.

Lara Denise Oliveira Silva é doutora e mestra em sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como pesquisadora em diversas pesquisas qualitativas nas áreas de juventudes, cultura e cidades. É professora da rede básica de ensino e escritora, tendo publicado em coletâneas e blogs.

Lara é autora do livro “Fortaleza de Afetos: Imagens e Narrativas de uma Cidade Entre Muros”, editado pela FWA, da Coleção Estante Ceará.

 

 

Mediação – Beatriz Furtado

Pós-doutora em “Práticas Artísticas e Curatoriais em Obras Fílmicas”, pela Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa (2020) e em “Cinema e Arte Contemporânea”, pela Universidade Paris III – Sorbonne-Nouvelle (2011/2012). Doutora em Sociologia, pela UFC e em Filosofia, pela Universidade de Lisboa, Portugal, com a tese “Imagens que Resistem – O Intensivo no cinema de Aleksander Sokurov”. Mestre em Comunicação, pela Universidade Autonoma de Barcelona-UAB, Espanha, sobre “Imagens Eletrônicas e Paisagem Urbana”.

É Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFC), da linha de pesquisa Fotografia e Audiovisual, e da Graduação em Cinema e Audiovisual, do Instituto de Cultura e Arte (UFC).

SERVIÇO

“FWA Roda de Conversa” – Pelas ruas da cidade – arte, afetos e música

Dia 01/09, sexta-feira, a partir das 18h, no auditório da Fundação Waldemar Alcântara (R. Júlia Vasconcelos, 100 – Pio XII). 

Acesse material gráfico do evento: